TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Coreia do Norte explode estrada intercoreana e linhas ferroviárias perto da fronteira

    Coreia do Sul diz que ações do Norte violam acordos anteriores

    Bandeiras das Coreias do Sul e Norte (Foto: Paulo Emílio)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Reuters - A República Popular Democrática da Coreia Coreia do Norte explodiu trechos de estradas e linhas ferroviárias intercoreanas em seu lado da fronteira entre as duas Coreias nesta terça-feira (15), levando os militares da Coreia do Sul a disparar tiros de advertência.

    As tensões têm aumentado na península coreana, com Pyongyang dizendo na semana passada que cortaria completamente as estradas e ferrovias intercoreanas e fortaleceria ainda mais as áreas do seu lado da fronteira como parte de sua iniciativa por um sistema de "dois Estados", descartando seu antigo objetivo de unificação.

    Por volta do meio-dia de terça-feira (hora local), algumas partes do norte de estradas e linhas ferroviárias conectadas ao Sul foram destruídas, disse o Estado-Maior Conjunto do Sul (JCS).

    O Ministério da Unificação de Seul, que lida com assuntos transfronteiriços, condenou o incidente como uma clara violação de acordos intercoreanos anteriores, chamando-o de "altamente anormal".

    Em resposta às explosões, os militares do Sul dispararam tiros de advertência ao sul da linha de demarcação militar, embora não tenha havido danos no lado de Seul da fronteira, disse.

    As duas Coreias ainda estão tecnicamente em guerra depois que a guerra de 1950-53 terminou em um armistício, não em um tratado de paz.

    As estradas e ferrovias transfronteiriças são remanescentes de uma reaproximação que incluiu uma cúpula em 2018. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados