TV 247 logo
HOME > Mundo

Cúpula do Brics termina hoje com reunião ampliada

Putin concederá entrevista coletiva e fará reniões bilaterais com todos os representantes convidados à reunião de Kazan

Vladimir Putin presidiu o Brics 2024 (Foto: Alexander Shcherbak/TASS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

TASS - Uma reunião será realizada nesta quinta-feira (24), com todos os países convidados à Cúpula de Kazan. O encontro está sendo chamado de Brics Plus. O presidente Vladimir Putin também dará uma entrevista coletiva para resumir os resultados da cúpula de três dias e responder a perguntas de jornalistas.

O Brics Plus é um formato estendido, que inclui mais de dez membros do grupo. A reunião em Kazan contará com a presença de delegados de quase 40 países, incluindo líderes de vários países da CEI, da Ásia, da África, do Oriente Médio e da América Latina, bem como chefes de organizações internacionais.

A agenda incluirá questões de desenvolvimento sustentável, solução pacífica de conflitos, combate ao terrorismo e crime transfronteiriço, medidas contra a pobreza, mudanças climáticas, estabilidade das cadeias de suprimentos, trocas de tecnologias e conhecimento. "Em outras palavras, os tópicos que influenciam diretamente a vida das pessoas em nossos países e exigem esforços coletivos", enfatizou Putin.

Atenção especial será dada à situação no Oriente Médio, disse o conselheiro do Kremlin, Yury Ushakov.

Após a reunião, o presidente russo falará em uma entrevista coletiva.

De acordo com a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, jornalistas de muitos países, incluindo alguns hostis, foram credenciados para a entrevista coletiva de Putin.

Após a coletiva de imprensa, Putin continuará a reunião bilateral com líderes estrangeiros. O presidente russo tentará falar com todos os líderes estrangeiros presentes na cúpula.

Outros eventos programados incluirão um jantar informal, duas sessões de trabalho e uma recepção de gala em nome do presidente russo.

Na quarta-feira, os países do BRICS adotaram a declaração de Kazan.

A 16ª Cúpula do BRICS, que é o evento-chave da presidência da Rússia no Brics, está sendo realizada em Kazan de 22 a 24 de outubro. O grupo BRICS foi fundado em 2006 pelo Brasil, Rússia, Índia e China, com a África do Sul se juntando a ele em 2011.

Em 1º de janeiro de 2024, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos se tornaram seus membros de pleno direito. No mesmo dia, a Rússia assumiu a presidência rotativa de um ano do Brics.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados