TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Ricos estão ficando cada vez mais ricos e os mais pobres cada vez mais pobres

    O mundo nunca teve tantas pessoas ricas e suas fortunas nunca foram tão elevadas

    Elon Musk (Foto: Leon Neal/Pool via Reuters)

    247 - Um estudo internacional liderado pela consultora Capgemeni, publicado nesta quarta-feira (5), revelou que a fortuna das pessoas mais ricas do mundo aumentou 4,7% em um ano, atingindo um pico histórico. O mundo nunca teve tantas pessoas ricas e suas fortunas nunca foram tão elevadas. Esse aumento é consequência do aumento dos preços das bolsas de valores, impulsionadas por novas tecnologias.

    Bilionários como Elon Musk, que voltou a ser a pessoa mais rica do mundo em junho, possuem uma fortuna de US$ 209,3 bilhões. Ele é seguido pelo francês Bernard Arnault, de 75 anos, CEO do grupo de artigos de luxo LVMH e dono de uma fortuna de US$202,7 bilhões. 

    O enriquecimento desse grupo de pessoas evidencia o aumento da desigualdade no mundo. O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2023/24 , divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em março deste ano, mostrou que, enquanto os países ricos estão experimentando níveis recordes de desenvolvimento, os países mais pobres do mundo permanecem abaixo de seu nível de progresso.  As desigualdades globais são agravadas por uma substancial concentração econômica.

    O estudo também apontou que quase 40% do comércio global de bens está concentrado em três ou menos países; e em 2021, a capitalização de mercado de cada uma das três maiores empresas de tecnologia do mundo ultrapassou o Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 90% dos países naquele ano.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados