É possível que primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anuncie sua renúncia, diz fonte ligada ao governo
O partido do governo canadense está muito atrás nas pesquisas eleitorais
Reuters - O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, deve anunciar que pretende renunciar, embora não tenha tomado uma decisão final, disse uma fonte familiarizada com ele neste domingo (5).
A fonte falou com a Reuters depois que o Globe and Mail informou que Trudeau deveria anunciar já na segunda-feira que deixaria o cargo de líder do Partido Liberal do Canadá após nove anos no cargo.
A fonte solicitou anonimato porque não estava autorizada a falar publicamente.
A saída de Trudeau deixaria o partido sem um líder permanente em um momento em que as pesquisas mostram que os liberais perderão feio para os conservadores da oposição em uma eleição que deve ser realizada no final de outubro.
Fontes disseram ao Globe and Mail que não sabiam definitivamente quando Trudeau anunciaria seus planos de sair, mas disseram que esperam que isso aconteça antes de uma reunião de emergência de legisladores liberais na quarta-feira.
Um número crescente de parlamentares liberais, alarmados por uma série de pesquisas sombrias, pediram publicamente que Trudeau renunciasse.
Ainda não está claro se Trudeau sairá imediatamente ou permanecerá como primeiro-ministro até que um novo líder liberal seja selecionado, acrescentou a reportagem do Globe and Mail.
Trudeau assumiu como líder liberal em 2013, quando o partido estava em apuros e foi reduzido ao terceiro lugar na Câmara dos Comuns pela primeira vez.
Se ele renunciar, isso provavelmente estimularia novos pedidos por uma eleição rápida para colocar em prática um governo estável capaz de lidar com a administração do presidente eleito Donald Trump pelos próximos quatro anos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: