Edward Snowden: senadores norte-americanos que ameaçaram promotor do TPI deveriam ser punidos
Parlamentares republicanos dos EUA tentam evitar um possível mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusado de genocídio
247 - Ex-analista de sistemas da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, Edward Snowden criticou nesta segunda-feira (6) a iniciativa de 12 senadores republicanos dos EUA por ameaçar o promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, em caso de um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, um dos responsáveis pelo genocídio que já vitimou quase 35 mil palestinos na Faixa de Gaza.
"O TPI deveria responder acusando estes 12 de cúmplices do genocídio", escreveu Snowden em uma de suas redes sociais. Israel já foi denunciado na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio. O massacre continuou e, por consequência, aumentou a pressão de autoridades internacionais para que Netanyahu seja punido.
O analista de sistema tornou-se conhecido mundialmente em 2013, quando revelou um aparato de espionagem dos EUA contra lideranças de outros países, como a então chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a então presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: