"Ele está livre após ser espancado em base militar", diz cineasta israelense sobre parceiro palestino detido
Hamdan Ballal, co-diretor do documentário vencedor do Oscar "No Other Land", foi agredido por colonos e detido por militares em ataque na Cisjordânia
247 - O cineasta israelense responsável pela co-direção do documentário "No Other Land" ("Sem Chão"), premiado com o Oscar 2025, confirmou nesta terça-feira (25) que seu parceiro palestino e um dos diretores do documentário, Hamdan Ballal, foi libertado após passar a noite detido e sofrendo agressões em uma base militar israelense. A informação, divulgada inicialmente pela jornalista Mônica Bergamo, em sua conta no X, surge após relatos de que Ballal teria sido atacado por colonos e depois levado por soldados na Cisjordânia ocupada.
O episódio ocorreu na segunda-feira (24), perto do assentamento israelense de Susya. Segundo testemunhas, um grupo de cerca de 15 colonos armados e mascarados invadiu a casa de Ballal, destruiu um tanque de água e seu carro, além de agredi-lo com socos e chutes na cabeça e no estômago. Quando uma ambulância o levava para receber atendimento, militares israelenses interceptaram o veículo e o levaram sob custódia – seu paradeiro só foi conhecido após a confirmação do colega israelense.
O documentário "No Other Land", que denuncia despejos forçados de palestinos na Cisjordânia, gerou polêmica ao vencer o Oscar. Agora, a detenção violenta de um de seus diretores reacende críticas à ocupação israelense. Nem o Exército de Israel nem o governo comentaram o caso até o momento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: