HOME > Mundo

Em fala sobre mudanças climáticas, Lula diz que G20 é responsável por "80% das emissões globais de gases de efeito estufa"

O presidente brasileiro discursou nesta quarta-feira na abertura da Reunião Ministerial do G20

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sessão de Abertura da Reunião Ministerial do G20 - Sede das Nações Unidas, Sala do Conselho Econômico Social – Nova York (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta quarta-feira (25) na abertura da Reunião Ministerial do G20, em Nova York. Durante a sessão, Lula destacou os esforços do Brasil para avançar a agenda do grupo, dando prioridade à luta contra a desigualdade.

Com o Brasil à frente da presidência do G20 em 2024, o chefe do Executivo brasileiro reforçou o trabalho de inclusão social já realizado, que estabeleceu as bases para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e destacou o combate às mudanças climáticas.

“O G20 é responsável por 80% das emissões globais de gases de efeito estufa. Sua liderança na missão de conter o aquecimento a um grau e meio fará a diferença para todo o planeta”, disse. “O Brasil trouxe para o debate climático atores como bancos centrais e bancos públicos de desenvolvimento, para garantir uma transição justa”.

No discurso, Lula ainda defendeu a necessidade de uma reforma na governança global.

“Não conseguimos responder aos desafios globais porque trocamos o multilateralismo por ações unilaterais ou arranjos excludentes. Não trabalhamos juntos porque as instituições multilaterais estão desacreditadas”, afirmou. “Nossa capacidade de resposta é prejudicada, em particular, pela falta de representatividade que afeta as organizações internacionais”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados