HOME > Mundo

Em reunião, presidentes da Palestina e Turquia condenam o genocídio praticado por Israel

Abbas defendeu o cessar-fogo e Erdogan reafirmou o apoio ao povo palestino

Abbas e Erdogan

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  O presidente Mahmoud Abbas se encontrou na noite de quarta-feira (14) com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan no complexo presidencial em Ancara, informa a agência palestina WAFA.

Durante a reunião, o presidente Abbas informou seu colega turco sobre os últimos acontecimentos nos territórios palestinos ocupados, com foco na atual agressão genocida israelense infligida por Israel à população civil indefesa na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, incluindo Jerusalém, juntamente com a devastação completa da infraestrutura.

Ele reafirmou a posição da Palestina pedindo um cessar-fogo imediato para interromper o derramamento de sangue de inocentes indefesos, a retirada total de Israel da Faixa de Gaza, o fim de todos os ataques israelenses na Cisjordânia, incluindo Jerusalém, e as invasões aos locais sagrados em Jerusalém.

Ele também reiterou a posição da Palestina, pedindo a necessidade de parar de estrangular a economia palestina e liberar todas as receitas fiscais palestinas como um prelúdio para retornar ao caminho político com base na resolução das Nações Unidas e no direito internacional, de acordo com a solução de dois Estados para pôr fim à ocupação israelense dos territórios do Estado da Palestina e concretizar a condição de Estado palestino, com Jerusalém Oriental como sua capital.

Abbas enfatizou a importância de a comunidade internacional obrigar Israel, a potência ocupante, a cumprir as resoluções da ONU e o direito internacional, implementar as decisões dos tribunais internacionais, incluindo a decisão do TIJ, apoiar a candidatura da Palestina à filiação plena e igualitária às Nações Unidas e convocar uma conferência internacional de paz, dando assim esperança ao povo palestino de que a comunidade internacional leva a sério a salvaguarda das perspectivas restantes para a realização da solução de dois Estados, que está sendo sistemática e deliberadamente destruída por sucessivos governos israelenses.

O presidente palestino agradeceu ao seu homólogo turco pela posição deste último em apoio ao povo palestino e à justa questão palestina em fóruns internacionais, com tal apoio recentemente manifestado na decisão da Turquia de apresentar uma declaração de intervenção no caso de genocídio da África do Sul contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) e no fornecimento de ajuda humanitária a Gaza.

A Autoridade Nacional Palestina enfatiza o interesse em desenvolver ainda mais as históricas relações bilaterais entre palestinos e turcos, baseadas na fraternidade e na cooperação.

Por sua vez, o presidente turco reiterou a posição de seu país em apoio ao povo palestino e seu direito à liberdade e independência e ao estabelecimento de seu estado independente.

Uma reunião expandida também foi realizada entre as delegações palestina e turca. A delegação palestina incluiu Hussein al-Sheikh, o Secretário-Geral do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Majed Faraj, chefe de inteligência, Mahmoud al-Habbash, Conselheiro do Presidente Mahmoud Abbas para Assuntos Religiosos e Relações Islâmicas e Majdi Al-Khalidi, Conselheiro do Presidente Mahmoud Abbas para Assuntos Diplomáticos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados