Embaixada do Brasil na Síria será reaberta em 29 de dezembro
Brasil retoma presença diplomática no país após evacuação devido à instabilidade política e à formação de governo interino na Síria
247 - O Brasil já retomou os serviços consulares na Síria e reabrirá sua embaixada em Damasco em 29 de dezembro, após a evacuação da equipe diplomática devido à atual situação de segurança na Síria, diz o jornalista Jamil Chade em sua coluna no UOL. O embaixador brasileiro na Síria, André Santos, deve retornar ao seu posto em um futuro próximo, segundo a reportagem.
O Brasil evacuou sua missão diplomática de Damasco devido aos riscos de segurança associados à mudança de governo no início de dezembro. Diplomatas brasileiros foram realocados para o vizinho Líbano, enquanto apenas "um oficial local" deve ter permanecido na embaixada.
A oposição armada da Síria capturou Damasco em 8 de dezembro. Autoridades russas disseram que o presidente sírio, Bashar Assad, renunciou após negociações com participantes do conflito sírio e deixou a Síria para a Rússia, onde recebeu asilo.
Mohammed al-Bashir, que comandou uma administração baseada em Idlib formada por Hayat Tahrir al-Sham e outros grupos de oposição, foi nomeado primeiro-ministro interino. Mais tarde, ele anunciou que um governo interino havia sido formado e permaneceria no poder até março de 2025.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: