Embaixadora dos Estados Unidos fala em 'novo momento' das relações Brasil-EUA
Após encontro com Lula, Elizabeth Bagley afirmou que Washington tem trabalhado com o Congresso Nacional para promover direitos dos povos indígenas e a igualdade racial
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (3) as credenciais dos novos embaixadores estrangeiros no Brasil, incluindo a da representante dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley, com quem teve uma "conversa muito positiva", segundo ela.
O encontro com Bagley foi o último do dia, afirmou Lula em suas redes sociais, onde também compartilhou fotos do recebimento das credenciais dos novos embaixadores do Reino Unido, China, Turquia, Síria, Filipinas, República Tcheca, Zimbábue e El Salvador.
Ao sair do Palácio do Planalto, Bagley afirmou que foram tratados temas que devem estar em pauta durante a viagem do presidente Lula a Washington, capital dos EUA, no dia 10 de fevereiro.
"Nós falamos sobre assuntos que serão discutidos na reunião de 10 de fevereiro, como mudanças climáticas, direitos humanos, democracia e atos de fragilidade e os ataques à democracia, não só no nosso país ou no Brasil, mas também no resto do mundo. O presidente Lula falou bastante sobre a questão do crescimento econômico", disse ela.
A embaixadora afirmou ainda que Washington têm trabalhado com o Congresso Nacional para promover temas como direitos dos povos indígenas e a promoção da igualdade racial.
Em suas redes sociais, Bagley afirmou que o encontro com Lula "marca um novo e importante momento" nas relações entre Brasil e EUA.
A apresentação das cartas credenciais ao presidente da República é uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atuação do diplomata no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo presidente, o embaixador não pode representar seu país em audiências ou solenidades oficiais, por exemplo. (Com ABR).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: