TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Emirados Árabes Unidos podem sediar reunião entre Putin e Trump, diz especialista russo

    Oleg Karpovich descartou a Suíça como possível local para a reunião

    Vladimir Putin e Donald Trump (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

    TASS - Os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm um forte histórico de sediar cúpulas e podem servir como local para uma potencial reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente eleito dos EUA Donald Trump, disse Oleg Karpovich, vice-reitor de Assuntos Científicos da Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, à TASS.

    "Durante sua campanha eleitoral, Donald Trump declarou que contribuiria para resolver a crise na Ucrânia. Chegou a hora de passar para a próxima fase e cumprir as promessas feitas", disse Karpovich. Ele acrescentou que Trump percebeu que a política seguida pelo presidente cessante dos EUA, Joe Biden, levou a uma crise profunda nas relações Rússia-EUA, fazendo a crise caribenha parecer "um mero passeio no parque". "Certas ações claramente precisam ser tomadas, pois o mundo se tornou altamente eletrificado", observou o especialista. 

    Ele descartou a Suíça como um possível local para a reunião. "A Suíça deixou de ser um país neutro desde que se juntou às sanções antirrussas. Não é mais o território neutro que já foi", ele declarou. "Assim, um país do Oriente Médio provavelmente será escolhido. Nesse sentido, os Emirados Árabes Unidos se destacam como uma opção viável, dada sua história de facilitar várias trocas, negociações e consultas. Os Emirados Árabes Unidos têm um histórico positivo de sediar tais conversas", ele explicou. 

    Karpovich relembrou as observações de Putin durante sua sessão de perguntas e respostas da entrevista coletiva em dezembro, em que o líder russo declarou que se Trump propusesse uma reunião, ele estaria aberto a discutir uma ampla gama de questões relacionadas à crise na Ucrânia. "É claro que a posição da Rússia é que basearemos nossas ações na situação real no terreno. As tropas russas estão avançando", concluiu.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados