Empresa de Jeff Bezos lança 8º voo com tripulantes para turismo espacial
Voo da Blue Origin levou seis tripulantes ao espaço e durou cerca de dez minutos
247 - A Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos, lançou na manhã desta quinta-feira (29) um voo espacial com seis tripulantes, informa o G1. A missão, batizada de NS-26, decolou em uma base no oeste do Texas, nos Estados Unidos, às 10h08 no horário de Brasília, e durou cerca de dez minutos.
"A escuridão do espaço...não há como descrever. É algo impressionante. Tudo foi muito bom, não poderia ter tido uma experiência melhor", disse Rob Ferl, professor e diretor do Instituto Espacial Astraeus da Universidade da Flórida (EUA), que foi um dos tripulantes.
A Blue Origin fez um voo suborbital, no qual a nave supera a linha de Kárman, permitindo que a tripulação experimente a sensação de gravidade zero. Foi o primeiro voo espacial tripulado da empresa em dois anos. As missões haviam sido suspensas após um acidente com voo sem tripulantes em setembro de 2022.
Entre os tripulantes, estava Karsen Kitchen, de 21 anos, que se tornou a mulher mais jovem a cruzar a linha de Kármán. Em 2021, a empresa já havia levado o holandês Oliver Daemen, que, naquele ano, tinha 18 anos, e virou a pessoa mais jovem a ir ao espaço, entre homens e mulheres. Ele viajou com Bezos, que também é dono da Amazon.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: