Encontro entre Israel e Catar levanta perspectiva de negociações sobre reféns em Gaza
Fontes afirmam que autoridades israelenses e do Catar se encontraram na Europa
Reuters - Israel parece confirmar que novas negociações estão em andamento para recuperar reféns mantidos pelo Hamas, após fontes indicarem que o chefe de inteligência de Israel se encontrou com o primeiro-ministro do Catar, país que atua como mediador.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou em uma coletiva de imprensa no sábado (16), que a guerra em Gaza é existencial e deve ser travada até a vitória. Ele declarou que Gaza seria desmilitarizada e sob controle de segurança israelense.
Em novembro houve um acordo parcial de liberação de reféns em novembro, que Netanyahu considera ser um resultado dos ataques militares aos palestinos. Netanyahu agora diz que vai manter intensa pressão militar sobre o Hamas. Ele jurou destruir o movimento palestino, que controla a densamente povoada Faixa de Gaza.
"A instrução que estou dando à equipe de negociação é baseada nessa pressão, sem a qual não temos nada", afirmou Netanyahu.
Organizações de ajuda afirmam que a destruição de Gaza e o deslocamento da maioria de seus 2,3 milhões de habitantes - muitos vivendo em tendas e abrigos improvisados sem comida ou água limpa - constituem uma crise humanitária.
O chefe da agência de espionagem Mossad de Israel, David Barnea, encontrou-se com o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, na sexta-feira, segundo uma fonte com conhecimento do assunto, enquanto a atenção se voltava para um possível cessar-fogo em Gaza e um acordo de prisioneiros e reféns.
A reunião na Europa foi aparentemente a primeira entre autoridades sênior de Israel e do Catar, que atua como mediador, desde o colapso de um cessar-fogo de sete dias no final de novembro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: