TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Erdogan convida Assad para conversações a fim de restaurar relações Turquia-Síria

    A Turquia cortou relações com a Síria em 2011 após o início da guerra civil síria, na qual apoiou os rebeldes que tentavam derrubar Assad

    Erdogan (Foto: TASS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Istambul, 7 de julho (Reuters) – O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, anunciou neste domingo que irá estender um convite ao presidente sírio Bashar al-Assad "a qualquer momento" para possíveis conversações visando a restauração das relações entre os dois países vizinhos.

    "Vamos estender nosso convite (a Assad); com este convite, queremos restaurar as relações Turquia-Síria ao mesmo nível de antigamente. Nosso convite pode ser estendido a qualquer momento," disse Erdogan, segundo um comunicado da presidência com base em uma entrevista concedida à mídia turca.

    A Turquia cortou relações com a Síria em 2011 após o início da guerra civil síria, na qual apoiou os rebeldes que tentavam derrubar Assad. Desde então, o país tem realizado várias operações militares transfronteiriças contra militantes que considera uma ameaça à sua segurança nacional, e estabeleceu uma "zona segura" no norte da Síria onde tropas turcas estão estacionadas.

    Falando a repórteres durante seu voo de retorno de Berlim, Erdogan também afirmou que Ancara responderia positivamente a qualquer passo de Damasco e que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro do Iraque poderiam contribuir para facilitar o contato.

    "Chegamos a um ponto em que, se Bashar Assad der um passo em direção à melhoria das relações com a Turquia, também mostraremos essa abordagem em relação a ele," disse Erdogan. "Putin e o primeiro-ministro iraquiano têm uma abordagem para que as conversações ocorram na Turquia. Estamos falando de mediação em todos os lugares, por que não com nosso vizinho?" foi citado pela presidência turca.

    Em junho, Erdogan não descartou uma possível reunião com Assad para reavivar as relações. No entanto, autoridades sírias têm repetidamente afirmado que qualquer normalização dos laços só pode ocorrer após a Turquia concordar em retirar milhares de tropas do noroeste, área controlada por rebeldes.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados