EUA arcarão com "todas as consequências" após Biden chamar Xi Jinping de "ditador", diz embaixada chinesa
Embaixada chinesa em Washington cobrou que os EUA desfaçam os comentários do presidente Joe Biden
(Sputnik) - Os Estados Unidos arcarão com "todas as consequências" se não desfizerem os comentários feitos pelo presidente Joe Biden caracterizando seu homólogo chinês Xi Jinping como ditador, disse a embaixada chinesa em Washington em comunicado obtido pela Sputnik.
"O governo e o povo chinês não aceitam nenhuma provocação política contra o principal líder da China e responderão resolutamente. Instamos o lado dos EUA a tomar imediatamente medidas sérias para desfazer o impacto negativo e honrar seus próprios compromissos. Caso contrário, terá que arcar com todos os as consequências", disse o comunicado na quinta-feira.
Os comentários feitos por Biden são uma provocação política aberta que a China desaprova veementemente, se opõe e os considera irresponsáveis, disse o comunicado.
Os comentários de Biden não apenas violaram a etiqueta diplomática e infringiram a dignidade política de Pequim, mas também minaram a confiança mútua, disse o comunicado.
"Com as últimas observações irresponsáveis sobre o sistema político e o principal líder da China, as pessoas não podem deixar de questionar a sinceridade do lado dos EUA", acrescentou o comunicado.
Nesta terça-feira (20), Biden disse que o líder chinês Xi Jinping não tinha todas as informações sobre o incidente envolvendo um balão chinês que os Estados Unidos derrubaram em fevereiro, acrescentando que isso foi um "grande constrangimento para os ditadores".
Os comentários de Biden foram feitos logo após o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitar a China buscando melhorar as relações bilaterais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: