EUA assumem presidência do Conselho de Segurança da ONU por um mês
Expectativa é que a principal pauta durante o mês de dezembro seja a situação no Oriente Médio
TASS - Os Estados Unidos assumiram a presidência do Conselho de Segurança da ONU por um mês, substituindo o Reino Unido.
A Representante Permanente dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, realizará uma coletiva de imprensa na Sede da ONU nesta segunda-feira (2), onde anunciará o programa de trabalho do Conselho de Segurança da ONU para o mês.
Anteriormente, o Representante Permanente Adjunto da Rússia nas Nações Unidas, Dmitry Polyansky, disse a um correspondente da TASS que a Rússia pode bloquear o programa de trabalho do Conselho de Segurança da ONU proposto pelos EUA para dezembro se o lado americano tentar promover seus interesses. Nos primeiros dias de novembro, a Rússia bloqueou o programa de trabalho proposto pelo Reino Unido, porque incluía uma sessão com tema da Ucrânia. Polyansky explicou que o programa deveria ter sido compilado de acordo com os ciclos de relatórios e mandatos do Conselho de Segurança da ONU, e a Ucrânia não estava entre essas questões.
Espera-se que, em dezembro, os membros do Conselho de Segurança se concentrem na situação no Oriente Médio, particularmente na Faixa de Gaza e na fronteira israelense-libanesa. No geral, o Conselho realizará cerca de duas dúzias de sessões abertas e consultas fechadas durante o mês.
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, incluindo cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Cada um dos cinco tem poder de veto. Os dez membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU este ano são Argélia, Equador, Guiana, Malta, Japão, Moçambique, Serra Leoa, Eslovênia, Coreia do Sul e Suíça. De acordo com a Carta da ONU, o Conselho de Segurança é responsável por manter a paz e a segurança internacional, e todos os estados-membros da ONU são obrigados a cumprir suas decisões.
A presidência do Conselho de Segurança da ONU é exercida em turnos por membros do Conselho em ordem alfabética em inglês por um mês civil. Em janeiro de 2025, a Argélia, um membro não permanente, presidirá o trabalho do Conselho de Segurança.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: