EUA avisaram a Rússia por escrito antes do ataque em Moscou, diz porta-voz da Casa Branca
O atentado na capital russa deixou mais de 140 mortos
Agência Sputnik - Os EUA emitiram um aviso por escrito aos serviços de segurança russos antes de um ataque a uma sala de concertos, utilizando canais estabelecidos e seguindo procedimentos padrão, disse o Assessor de Comunicações de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, na quinta-feira.
"Seguindo os procedimentos normais e por meio de canais estabelecidos que foram utilizados muitas vezes anteriormente, o governo dos Estados Unidos transmitiu um aviso por escrito aos serviços de segurança russos", disse Kirby durante uma coletiva de imprensa.
Kirby acrescentou que os Estados Unidos permanecem comprometidos em manter a vigilância e continuarão a alertar governos em todo o mundo sobre quaisquer tramas terroristas descobertas, independentemente das relações diplomáticas com esses países.
Mais cedo no dia, o The New York Times relatou, citando autoridades de segurança europeias e americanas, que as agências de inteligência dos EUA não forneceram à parte russa todas as informações que tinham sobre a ameaça de um ataque terrorista no Crocus City Hall, na Região de Moscou, com medo de que as autoridades russas pudessem descobrir suas fontes de inteligência ou métodos de trabalho.
Na terça-feira, o diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia, Alexander Bortnikov, disse que as informações transmitidas pelos Estados Unidos sobre a preparação de um ataque terrorista eram de natureza geral, e os serviços especiais russos responderam a elas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: