TV 247 logo
    HOME > Mundo

    EUA confirmam primeiro caso grave de gripe aviária em humano

    Paciente foi hospitalizado com caso grave de infecção por H5N1 na Louisiana, marcando o primeiro caso humano conhecido de uma doença grave ligada ao vírus

    Ilustração mostra agente de saúde segurando um tubo escrito "gripe aviária" em inglês - 14/1/2023 (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    Reuters - Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos disseram nesta quarta-feira que um paciente foi hospitalizado com um caso grave de infecção por H5N1 na Louisiana, marcando o primeiro caso humano conhecido de uma doença grave ligada ao vírus da gripe aviária nos EUA.

    O caso foi confirmado pela agência na sexta-feira, segundo o CDC.

    O CDC disse que um caso esporádico de doença grave de gripe aviária H5N1 em uma pessoa não é inesperado, como já ocorreu em outros países em 2024 e em anos anteriores, inclusive em casos que levaram à morte. A agência disse que sua avaliação do risco para o público continua baixa.

    O CDC disse que os dados parciais do genoma viral do paciente infectado mostram que o vírus pertence ao genótipo D1.1, detectado recentemente em aves selvagens e aves domésticas nos Estados Unidos e em casos humanos recentes na Colúmbia Britânica, no Canadá, e no estado de Washington.

    Esse genótipo do vírus é diferente do genótipo B3.13 detectado em vacas leiteiras, em casos humanos de vários Estados e em alguns surtos de aves domésticas no país, informou o CDC.

    Foi registrado um total de 61 casos humanos de gripe aviária H5 nos Estados Unidos desde abril, de acordo com o CDC.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados