HOME > Mundo

EUA dizem ter expressado preocupações à Índia sobre seus laços com a Rússia

Modi se encontrou com Putin na Rússia nesta segunda-feira

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, caminham durante sua reunião na residência estatal de Novo-Ogaryovo, perto de Moscou, Rússia, 8 de julho de 2024 (Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Reuters) - Os Estados Unidos expressaram preocupações à Índia sobre seu relacionamento com a Rússia em meio à invasão de Moscou à Ucrânia, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA a repórteres na segunda-feira, em resposta a perguntas sobre um encontro entre o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o presidente russo Vladimir Putin.

A Índia tem enfrentado pressão do Ocidente para se distanciar de Moscou após a Rússia invadir a Ucrânia. Nova Délhi tem resistido a essa pressão até agora, citando seus laços de longa data com a Rússia e suas necessidades econômicas.

Modi se encontrou com Putin na Rússia na segunda-feira em sua primeira visita desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Em uma postagem na plataforma de mídia social X, o primeiro-ministro disse que suas conversas com Putin "certamente fortalecerão ainda mais os laços de amizade" entre os dois países.

"Eu vou olhar para as declarações públicas do Primeiro-Ministro Modi para ver sobre o que ele falou, mas, como eu disse, deixamos bastante claro diretamente à Índia nossas preocupações sobre seu relacionamento com a Rússia", disse um porta-voz do Departamento de Estado em uma coletiva de imprensa.

"E esperamos que a Índia e qualquer outro país, quando se envolverem com a Rússia, deixem claro que a Rússia deve respeitar a Carta da ONU, deve respeitar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia."

A Rússia tem sido o maior fornecedor de armas da Índia desde os tempos da União Soviética. No entanto, a Índia também tem buscado outras opções, já que a guerra na Ucrânia prejudicou a capacidade da Rússia de fornecer munições e peças de reposição.

Nos últimos anos, Washington tem buscado atrair Nova Délhi, com analistas políticos dizendo que os EUA veem a Índia como um contraponto à China na região Ásia-Pacífico.

Enquanto o Ocidente tenta isolar Putin, China, Índia e potências no Oriente Médio, África e América Latina continuam a fortalecer laços com a Rússia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados