HOME > Mundo

EUA e Israel dizem que esperam retaliação iraniana na segunda-feira

Teerã irá responder ao ataque israelense que matou o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh

Defesa antiaérea do Irã (Foto: Hispan TV)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Oficiais dos EUA e de Israel esperam que o Irã ataque território israelense na segunda-feira, em meio à escalada do conflito, informou o portal Axios, citando três fontes.

Oficiais dos EUA esperam que a retaliação iraniana seja semelhante ao ataque a Israel em meados de abril, mas potencialmente maior em escala, já que o movimento libanês Hezbollah também poderia estar envolvido, disse a publicação.

Na quarta-feira, o movimento palestino Hamas relatou a morte de seu líder político, Ismail Haniyeh, como resultado de um ataque israelense à sua residência em Teerã, onde ele havia chegado para participar da posse do novo presidente iraniano. O movimento culpou Israel e os Estados Unidos pela morte de Haniyeh e afirmou que o ataque não ficará sem resposta.

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, afirmou que não tinha nada a dizer sobre a morte de Haniyeh e o suposto envolvimento de Israel. Oficiais militares israelenses, por sua vez, disseram que "não estavam respondendo aos relatos da mídia" sobre o assassinato de Haniyeh. O Jerusalem Post relatou que oficiais israelenses instruíram ministros a não se manifestarem sobre o assassinato do líder do Hamas. 

O New York Times afirmou, citando fontes, que o Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, ordenou um ataque direto a Israel em resposta ao assassinato de Haniyeh em Teerã. O embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, mais tarde disse ao Conselho de Segurança que Teerã, de acordo com o direito internacional, reservava-se o direito de legítima defesa para responder ao assassinato de Haniyeh sempre que julgar necessário. Ele também disse que o assassinato não teria ocorrido sem o apoio de inteligência dos EUA para Israel. A missão iraniana na ONU também pediu ao Conselho de Segurança que impusesse sanções a Israel por atos de agressão.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados