HOME > Mundo

EUA e Reino Unido realizaram 19 ataques no Iêmen em uma semana, diz liderança Houthi

Os ataques ocorrem no âmbito da Operação Guardião da Prosperidade para garantir a navegação no Mar Vermelho

Houthis iemenitas apreendem navio Israelense no Mar Vermelho (Foto: Reprodução X)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

TASS - As forças militares dos EUA e do Reino Unido realizaram 19 ataques visando o território do Iêmen na última semana, disse o líder do movimento Ansar Allah (Houthi), Abdel Malek al-Houthi, em um discurso televisionado, transmitido pela Al Masirah.

Al-Houthi não detalhou as consequências dos ataques. No entanto, ele aconselhou os países árabes e muçulmanos a serem cautelosos para que Washington não pudesse lançar seus ataques ao Iêmen a partir de seus territórios soberanos.

Após a escalada da gujerra isarelense contra os palestinos na Faixa de Gaza, o grupo disse que atacaria o território israelense e impediria que navios ligados a esse país passassem pelo Mar Vermelho e pelo Estreito de Bab al-Mandab até que a operação no enclave palestino terminasse. Os Houthis têm atacado navios civis no Mar Vermelho e no Golfo de Áden desde novembro. Em 14 de março, Abdul-Malik al-Houthi disse que o grupo atacaria navios ligados a Israel que navegassem pelo Oceano Índico até o Cabo da Boa Esperança.

Em resposta a esses ataques, os EUA e o Reino Unido anunciaram a Operação Guardião da Prosperidade para garantir a liberdade de navegação no Mar Vermelho. Depois disso, o Reino Unido e os EUA começaram a realizar ataques regulares em locais militares Houthi em várias províncias iemenitas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados