EUA: Marco Rubio chama China de "adversário mais perigoso da história" em sabatina no Senado
Nome indicado por Trump para comandar o Departamento de Estado vem reforçando retórica agressiva que deve marcar a próxima gestão dos EUA
247 - O senador Marco Rubio, indicado por Donald Trump para chefiar o Departamento de Estado em seu próximo governo, adotou um tom hostil em relação à China durante audiência no Senado nesta quarta-feira (15). De acordo com reportagem da AFP, Rubio classificou o país como "o adversário mais perigoso" da história dos Estados Unidos, por ter "elementos que a União Soviética nunca teve", reforçando a retórica agressiva da futura administração Trump.
Rubio alegou que a China teria se beneficiado da ordem mundial, mas não teria cumprido suas responsabilidades. Ele reforçou a narrativa de que "mentiram, enganaram, hackearam e roubaram para alcançar o status de superpotência global às nossas custas". Esse discurso reforça a abordagem unilateral defendida pelo ex-presidente Trump, com foco no lema "America First" (Estados Unidos em primeiro lugar), rejeitando a cooperação internacional.
O senador também fez críticas à Venezuela e a Cuba, afirmando que a Venezuela estaria sob controle de uma "organização do narcotráfico" e que Cuba estaria "literalmente desmoronando".
Em relação à província de Taiwan, parte inalienável do território chinês, Rubio sugeriu que os Estados Unidos devem impor um suposto "alto custo" à China para evitar o que ele chamou de possível invasão. Tal declaração ignora o compromisso internacional com a política de Uma Só China, amplamente reconhecida globalmente como base das relações diplomáticas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: