HOME > Mundo

EUA prendem traficante mexicano 'El Mayo' e filho de 'El Chapo' no Texas

Ismael "El Mayo" Zambada é um dos traficantes mais importantes da história do México e co-fundou o Cartel de Sinaloa com El Chapo

TV noticia a prisão do traficante mexicano Ismael "El Mayo" Zambada e do filho de "El Chapo" (Foto: Reuters/Gustavo Graf)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O barão das drogas mexicano Ismael "El Mayo" Zambada e um filho de seu ex-parceiro, Joaquin "El Chapo" Guzman, foram presos na quinta-feira em El Paso, Texas, em um grande golpe para as autoridades dos EUA que também pode remodelar o cenário criminal mexicano.

Zambada é um dos traficantes mais importantes da história do México e co-fundou o Cartel de Sinaloa com El Chapo, que foi extraditado para os EUA em 2017 e está cumprindo uma sentença de prisão perpétua em uma prisão de segurança máxima.

Tanto Zambada quanto Joaquin Guzman Lopez, filho de El Chapo, enfrentam múltiplas acusações nos EUA por enviar grandes quantidades de fentanil e outras drogas para as ruas dos EUA. As overdoses de fentanil aumentaram e se tornaram a principal causa de morte de americanos entre 18 e 45 anos.

Zambada, que se acredita ter 70 anos, e Guzman Lopez, que está na casa dos 30, foram detidos após pousarem em um avião particular na área de El Paso.

Guzman Lopez atraiu Zambada para os EUA, segundo três atuais e ex-oficiais dos EUA familiarizados com a operação que buscaram anonimato para falar abertamente sobre os eventos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, na sexta-feira, saudou as prisões e prometeu continuar combatendo o tráfico de drogas. "Muitos de nossos cidadãos perderam suas vidas para o flagelo do fentanil. Muitas famílias foram destruídas e estão sofrendo por causa dessa droga destrutiva", disse ele em um comunicado.

As autoridades dos EUA fizeram dos chefes do tráfico alvos principais, frequentemente fazendo acordos de delação premiada com eles em troca de informações que levam à captura de outras figuras de alto escalão do cartel.

A Reuters não pôde confirmar imediatamente se um acordo de delação foi feito, mas se Zambada foi traído por Guzman Lopez, isso pode ter grandes ramificações para o Cartel de Sinaloa.

Uma guerra sangrenta entre cartéis eclodiu em 2008 quando outro líder sênior de Sinaloa foi detido. Seus familiares acusaram El Chapo de orquestrar a prisão com as autoridades mexicanas, desencadeando uma fissura violenta entre duas poderosas facções do grupo criminoso.

Nova geração de narcos

Guzman Lopez é um dos quatro filhos de El Chapo – conhecidos como Los Chapitos, ou Pequenos Chapos – que herdaram a facção de seu pai do Cartel de Sinaloa. Seu irmão, Ovidio Guzman, foi preso no ano passado e extraditado para os EUA.

Nos últimos anos, o Cartel de Sinaloa se tornou o maior alvo das autoridades dos EUA, que acusaram o sindicato do crime de ser o maior fornecedor de fentanil para os EUA.

Zambada e Guzman Lopez enfrentam múltiplas acusações nos EUA "por liderar as operações criminosas do Cartel, incluindo suas redes mortais de fabricação e tráfico de fentanil", disse o procurador-geral dos EUA Merrick Garland em um comunicado.

A prisão de Guzman Lopez foi primeiro relatada pela Reuters, antes da declaração do Departamento de Justiça que confirmou que eles foram detidos em El Paso.

Um trabalhador no aeroporto de Santa Teresa, perto de El Paso, na tarde de quinta-feira, disse à Reuters que viu um avião Beechcraft King Air pousar na pista, onde agentes federais já estavam esperando.

"Duas pessoas desceram do avião ... e foram tranquilamente levadas sob custódia", disse o homem, que recusou a compartilhar seu nome por preocupação com sua segurança.

"Parece que foi uma coisa bastante calma, arranjada", acrescentou.

As autoridades dos EUA ofereciam uma recompensa de US$ 15 milhões pela captura de Zambada, enquanto havia uma recompensa de US$ 5 milhões por Guzman Lopez.

O Cartel de Sinaloa trafica drogas para mais de 50 países ao redor do mundo e é um dos dois grupos de crime organizado mais poderosos do México, segundo as autoridades dos EUA.

Zambada e os filhos de El Chapo pertencem a duas gerações diferentes de traficantes, com estilos diferentes.

Zambada é conhecido por ser um narco "à moda antiga", evitando os holofotes e operando nas sombras. Os filhos de El Chapo, por outro lado, têm a reputação de serem narcos chamativos que buscavam atenção enquanto ascendiam nas fileiras do cartel.

Os filhos de El Chapo também são conhecidos por serem mais violentos e impetuosos do que Zambada, que tinha a reputação de ser um operador astuto.

Zambada e os filhos de El Chapo têm tido uma relação conturbada desde que seu pai foi extraditado em 2017, e as prisões de Zambada e Guzman Lopez podem desencadear instabilidade ou até violência em seus territórios no estado do norte de Sinaloa.

As prisões fizeram parte de uma operação conjunta das agências Federal Bureau of Investigation e Homeland Security Investigations, disse o HSI em um comunicado.

As autoridades dos EUA lançaram, ao longo do último ano, novas acusações contra Zambada e os filhos de El Chapo em novos processos nos EUA que se concentram no contrabando de fentanil, bem como no fluxo de produtos químicos precursores para os laboratórios ilícitos operados por seu sindicato do crime.

Ao longo das décadas, o cartel montou cadeias de suprimentos sofisticadas para mover drogas ao redor do mundo e para obter produtos químicos altamente regulados para sua base em Sinaloa.

Na quinta-feira, a Reuters publicou uma investigação que revelou como os produtos químicos precursores de fentanil são surpreendentemente fáceis e baratos de comprar online de vendedores chineses que enviam as substâncias de porta em porta na América do Norte.

"Fentanil é a ameaça de drogas mais mortal que nosso país já enfrentou, e o Departamento de Justiça não descansará até que todos os líderes, membros e associados do cartel responsáveis por envenenar nossas comunidades sejam responsabilizados", acrescentou Garland.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados