EUA são responsáveis pela queda do helicóptero de Raisi devido a sanções, diz Irã
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero de fabricação estadunidense
247 - Os Estados Unidos são responsáveis pela queda do helicóptero que matou o presidente iraniano Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian e outros oficiais, pois Washington impôs sanções ao Irã e não cumpriu seus compromissos anteriores em relação à aviação, disse nesta sexta-feira (24) o secretário do Conselho Supremo de Coordenação Econômica e ex-comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Maj. Gen. Mohsen Rezaee.
No domingo, Raisi, junto com uma delegação contando com Amirabdollahian e outros funcionários do governo, morreu em um acidente de helicóptero no noroeste do Irã. A delegação estava retornando de uma visita ao Azerbaijão. As autoridades iranianas disseram que o helicóptero fez um pouso forçado em uma região montanhosa remota devido às más condições climáticas e neblina densa.
"Os EUA são duplamente culpados pelo que aconteceu... Primeiro, mesmo antes da Revolução [Islâmica de 1979], os EUA tinham obrigações em relação aos sistemas e equipamentos de aviação iranianos, que não foram cumpridas. Ao mesmo tempo, as sanções dos EUA também visam os sistemas e equipamentos de aviação civil do Irã," disse Rezaee, citado pela agência de notícias iraniana Jamaran.
Nesta quinta-feira, o Estado-Maior das Forças Armadas do Irã publicou os resultados preliminares da investigação e não encontrou marcas de balas no helicóptero que caiu com o presidente iraniano Ebrahim Raisi.
Nenhuma marca de bala ou dano semelhante foi encontrado nos componentes do helicóptero que caiu, informou o serviço de imprensa do Estado-Maior do Irã, citado pela agência de notícias Tasnim.
O piloto do helicóptero acidentado estava em contato com os pilotos dos outros dois helicópteros da comitiva antes do acidente, e o helicóptero pegou fogo após colidir com uma colina, acrescentou o Estado-Maior. (Com infomações da Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: