Exército do Líbano revida pela primeira vez ataque israelense ao país
Tropas oficiais do Líbano entram em combate contra Israel após a morte de um soldado durante um ataque israelense a uma base militar
247 - O exército libanês respondeu a um ataque das forças israelenses após a morte de um soldado libanês, marcando a primeira vez que a tropa oficial do Líbano participa diretamente dos combates contra Israel. O confronto eleva a tensão na região, onde até o momento o Hezbollah, grupo armado xiita financiado pelo Irã, vinha liderando as ações militares contra Israel, mantendo-se separado das Forças Armadas libanesas.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, através de uma publicação na rede social X, antigo Twitter, os militares libaneses confirmaram que retaliaram após uma instalação militar na vila fronteiriça de Bint Jbeil ter sido alvo de Israel.
No entanto, ainda não está claro se esse incidente resultará em uma escalada dos combates entre Israel e o exército libanês. O governo do Líbano tem reiterado sua posição de neutralidade no conflito e pedido o fim das hostilidades entre Hezbollah e Israel, declarando não querer guerra.
O Hezbollah, que controla o sul do Líbano, posiciona suas forças, armas e mísseis na região, agindo de forma independente do exército libanês. Em resposta às alegações de que suas tropas teriam recuado antes da invasão terrestre israelense na última segunda-feira (30), o exército do Líbano negou a retirada, reforçando que suas forças mantêm posição na fronteira.
Nesta quinta-feira (3), Israel emitiu ordens de evacuação para residentes de vilarejos e cidades no sul do Líbano, ao norte da fronteira. A região está localizada dentro de uma "zona tampão" declarada pelas Nações Unidas após a guerra de 2006, sinalizando uma possível ampliação da incursão israelense no território libanês, que até então estava limitada às áreas fronteiriças.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: