França Insubmissa avança com processo de impeachment contra Macron
O partido criticou Macron por rejeitar seu candidato a primeiro-ministro, apesar de a coalizão de esquerda ter conquistado a maioria do parlamento
Sputnik - O partido de esquerda França Insubmissa avançou no sábado com o processo de impeachment contra presidente francês Emmanuel Macron após ele rejeitar a candidatura de Lucie Castets, do Novo Front Popular, para o cargo de primeiro-ministro.
"O projeto de resolução para iniciar o processo de impeachment contra o Presidente da República, de acordo com o Artigo 68 da Constituição, foi enviado hoje aos membros do Parlamento para assinatura conjunta", afirmou Mathilde Panot, a líder do grupo França Insubmissa no parlamento, no X.
O partido criticou Macron por rejeitar seu candidato a primeiro-ministro, apesar de a coalizão de esquerda ter conquistado a maior parte das cadeiras na eleição parlamentar de julho.
De acordo com o Artigo 68, o presidente só pode ser removido do cargo em caso de violação de deveres claramente incompatíveis com o exercício do mandato presidencial. O França Insubmissa possui assentos suficientes para iniciar o processo, mas precisa da aprovação de uma maioria de dois terços em ambas as câmaras do parlamento.
Macron se encontrou com facções parlamentares e líderes de partidos em agosto na tentativa de negociar um novo governo após a eleição resultar em um parlamento sem maioria clara. Ele excluiu o Novo Front Popular, que garantiu 182 das 577 cadeiras, das negociações, citando preocupações com a "estabilidade institucional."
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: