Franceses vão às urnas neste domingo – e extrema-direita é favorita
Partido Reunião Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, está à frente nas pesquisas
247 – A França está prestes a vivenciar uma eleição parlamentar que promete ser histórica, com a extrema-direita mais próxima do poder do que nunca na história moderna. Segundo informações da BBC, o partido Reunião Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, está à frente nas pesquisas — apenas três semanas após vencerem as eleições europeias, o que levou o presidente Emmanuel Macron a convocar uma votação nacional.
Mais de 2,6 milhões de eleitores se registraram para votar por procuração, indicando uma alta participação em um pleito tão decisivo. A eleição ocorre em dois turnos, com a maioria das 577 cadeiras da Assembleia Nacional sendo decididas apenas no segundo turno, marcado para o próximo domingo.
A campanha, que durou apenas 20 dias, favoreceu o RN, permitindo ao partido afinar rapidamente suas promessas sobre imigração, segurança e cortes de impostos para enfrentar a crise do custo de vida. Jordan Bardella, que almeja ser o primeiro-ministro do RN, está confiante em vencer diversas circunscrições já no primeiro turno. No entanto, ele afirma que só aceitará o cargo se o partido conseguir uma maioria absoluta de 289 assentos no parlamento. Caso contrário, o país enfrentará um parlamento dividido e um impasse político.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: