TV 247 logo
    HOME > Mundo

    "Frota fantasma": naufrágio de petroleiros no Mar Negro mobiliza autoridades russas

    Escala do vazamento de combustível ainda é desconhecida

    Derramamento de petróleo no Estreito de Querche (Foto: Reprodução/Vídeo)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - As autoridades russas buscaram nesta segunda-feira (16) conter os danos causados pelo petróleo derramado no Estreito de Querche, na região da Crimeia, por dois petroleiros que foram danificados durante uma forte tempestade no final de semana.

    Um membro da tripulação morreu após o Volgoneft 212 partir-se ao meio, com 12 pessoas resgatadas. Já no Volgoneft 239, que encalhou a 80 metros da costa próxima ao porto de Taman, os 14 tripulantes foram resgatados, segundo as autoridades.

    Os navios, com mais de 50 anos de idade, transportavam cerca de 9.200 toneladas métricas (62 mil barris) de produtos petrolíferos, mas a quantidade de petróleo vazada ainda está sendo avaliada.

    VERSÕES - A situação após o naufrágio e o derramamento de produtos petrolíferos foi estabilizada, sem riscos à situação ambiental no Território de Krasnodar, declarou o governador Veniamin Kondratyev nesta segunda-feira (16).

    "Não há ameaça à vida e à saúde das tripulações dos petroleiros, a situação foi estabilizada. Hoje, não vemos riscos à situação ambiental no Território de Krasnodar", afirmou Kondratyev.

    Enquanto isso, o chefe da Crimeia, Sergei Aksyonov, disse que não foi detectada poluição por produtos petrolíferos na costa após o naufrágio no Mar Negro e que estão sendo realizados trabalhos preparatórios para eliminar as consequências do derramamento. A situação está sendo monitorada para avaliar o impacto ambiental, acrescentou o oficial.

    Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente da Bulgária afirmou que não há perigo para as águas territoriais do país devido ao derramamento. "Partes do derramamento de óleo que chegaram ao interior do Mar Negro provavelmente permanecerão em redemoinhos. Não há risco de uma poluição significativa atingir a parte ocidental do Mar Negro e ameaçar as águas territoriais ou a costa da Bulgária", disse o ministério em um comunicado nesta segunda-feira.

    No entanto, uma fonte afirmou à agência Sputnik nesta segunda-feira que cerca de 3.700 toneladas de óleo combustível vazaram no Mar Negro dos petroleiros, de acordo com informações preliminares.

    "Segundo informações preliminares, cerca de 3.700 toneladas de óleo combustível vazaram dos dois petroleiros. Os números serão esclarecidos, os especialistas continuam trabalhando", disse a fonte.

    O ministro dos Recursos Naturais, Alexander Kozlov, declarou a repórteres que ainda é cedo para determinar quanto produto petrolífero vazou no Mar Negro, pois parte do combustível permanece nos tanques dos petroleiros.

    "FROTA FANTASMA" - Segundo o Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA), com sede na Finlândia, 369 embarcações exportaram petróleo bruto e derivados da Rússia no mês passado, das quais 206 eram petroleiros da "frota fantasma" russa. Além disso, 28% desses navios tinham pelo menos 20 anos de idade.

    A Rússia rejeita a pressão ocidental para limitar suas exportações de petróleo, e no último ano o número de petroleiros transportando cargas sancionadas, em razão da guerra na Ucrânia, aumentou. (Com agências). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: