Furacão Milton chega à Flórida com ventos de até 205 km/h e mais de 1 milhão de pessoas recebem ordens de evacuação
Pode ser um dos piores furacões dos últimos 100 anos no estado localizado no sul dos EUA, onde outro fenômeno já deixou mais de 200 mortos
247 - O furacão Milton chegou ao estado da Flórida com ventos acima de 205 quilômetros por hora (km/h). Pode ser um dos piores furacões dos últimos 100 anos no estado ao sul dos EUA, onde o fenômeno chegou menos de duas semanas após o furacão Helene ter deixado mais de 200 mortos. Na Costa do Golfo da Flórida, mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação. A região ainda se recupera dos impactos devastadores do furacão Helene. A tempestade estava em rota de colisão com a área metropolitana da Baía de Tampa, onde vivem mais de 3 milhões de pessoas.
"Evacuem agora", pediu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, referindo-se à população da Flórida. "Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século e, se Deus quiser, não será, mas parece que sim agora", afirmou.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA rebaixou o furacão Milton para a categoria 3. A decisão foi anunciada às 18h (horário de Brasília), nesta quarta-feira. O furacão Helene, por sua vez, está na categoria 5.
Os furacões de categoria 5 têm ventos de 252 km/h ou mais, e as ondas chegam a 6 metros ou mais. Na categoria 4, os ventos ficam entre 209 e 251 km/h, e na categoria 3, entre 178 e 208 km/h. Na fase 2, os ventos são de 152 a 177 km/h, e na 1, de 119 a 152 km/h.
Liz Alpert, prefeita de Sarasota, na Flórida, disse que sua cidade litorânea ao sul da Baía de Tampa estava o mais preparada possível. "Estamos tão preparados quanto possível... Mas essa será uma tempestade muito, muito ruim", disse em entrevista à emissora MSNBC.
"Emocionalmente, para as pessoas, ter passado por isso (furacão) há duas semanas, e agora estarmos aqui novamente, é muito difícil para todos."
O furacão Milton está em um raro caminho de oeste para leste pelo Golfo do México e provavelmente trará uma tempestade mortal com inundações de 3 metros ou mais para grande parte da Costa do Golfo da Flórida.
Autoridades, de Biden à prefeita de Tampa, Jane Castor, alertaram as pessoas nas zonas de evacuação para saírem ou correrão risco de morte.
Embora a velocidade dos ventos possa diminuir, rebaixando Milton para uma categoria inferior, o tamanho da tempestade está crescendo, colocando cada vez mais áreas costeiras em perigo. Em seu último aviso, o NHC informou que o Milton deve virar para o leste-nordeste e leste na quinta e sexta-feira (com Reuters).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: