Governo Lula recebe como "boa notícia" a vitória dos trabalhistas no Reino Unido
Na avaliação do Executivo, um governo britânico de centro-esquerda equilibra a política internacional após importantes avanços da extrema direita
247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vê como uma ‘boa notícia’ para os países democráticos e de centro-esquerda a vitória do Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido, informa o jornalista Valdo Cruz, do G1. O Planalto avalia que a eleição do novo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pode começar a equilibrar o jogo mundial no combate contra a extrema-direita.
Conselheiros de Lula acreditam que outros países terão avanço de partidos de centro e centro-esquerda, como Portugal, Espanha e os países nórdicos. Entretanto, a eleição considerada a mais importante é a dos Estados Unidos, onde um dos principais líderes da extrema-direita, Donald Trump, tenta voltar ao poder.
Os trabalhistas britânicos, apesar de terem se movimentado ao centro nas eleições deste ano, têm políticas mais afinadas com a centro-esquerda brasileira. A tendência é que o clima melhore entre os países e que o Reino Unido se torne um aliado mundial para contrapor a extrema-direita.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: