HOME > Mundo

Grupo de porta-aviões dos EUA atraca na Coreia do Sul após visita de Putin à Coreia do Norte

O navio de guerra dos Estados Unidos também chegou para realizar exercícios planejados no final de junho, que contarão igualmente com a participação da Coreia do Sul e do Japão

Vladimir Putin e Kim Jong Un em Pyongyang 19/6/2024 (Foto: KCNA via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Sputnik - O porta-aviões movido a energia nuclear USS Theodore Roosevelt (CVN-71) chegou no sábado (22) a um porto naval na cidade de Busan, no sudeste da Coreia do Sul, informou a Marinha do país.

O navio do Grupo de Ataque de Porta-Aviões 9 foi acompanhado pelos destróieres USS Halsey e USS Daniel Inouye, equipados com sistema Aegis, citou no sábado (22) a agência sul-coreana Yonhap.

Segundo a mídia, trata-se de uma demonstração de força contra as crescentes ameaças norte-coreanas, encorajadas pelo aprofundamento da cooperação militar da Coreia do Norte com a Rússia, incluindo uma recente visita do presidente russo Vladimir Putin a Pyongyang. O navio de guerra dos Estados Unidos também chegou para realizar exercícios planejados no final de junho, que contarão igualmente com a participação da Coreia do Sul e do Japão.

O líder russo fez na terça-feira (18) e quarta-feira (19) uma visita de Estado à Coreia do Norte. Após as conversas entre Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un, com a participação de delegações dos dois países, foi concluído um Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, um acordo de cooperação em saúde, educação médica e ciência.

Ele também inclui um acordo sobre a construção de uma ponte rodoviária sobre o rio Tumen, na fronteira dos dois países. Putin disse, após as conversas, que não descartava a cooperação militar e técnica com a Coreia do Norte.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados