Hamas e Fatah chegam a consenso sobre administração civil em Gaza
O Hamas concordou que não controlará as travessias de fronteira para a Faixa de Gaza
Sputnik - Os movimentos palestinos Hamas e Fatah chegaram a um consenso sobre uma administração civil para administrar a Faixa de Gaza, informou a Al Arabiya TV na quinta-feira (26), citando uma fonte do Hamas.
O Hamas concordou que não controlará as travessias de fronteira para a Faixa de Gaza. Os movimentos realizarão uma reunião na próxima semana como parte das negociações de reconciliação em andamento, disse a fonte.
O Ministro de Estado Palestino para Relações Exteriores Varsen Aghabekian Shahin disse à Sputnik em agosto que as autoridades palestinas estavam negociando uma administração de unidade para governar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.
A Al Arabiya informou que autoridades palestinas estavam discutindo planos para criar uma administração de Gaza de independentes e um governo tecnocrático que todas as facções palestinas pudessem apoiar.
O presidente palestino Mahmoud Abbas disse à Sputnik em uma entrevista em agosto que o controle da Faixa de Gaza deveria ser transferido para as autoridades palestinas legítimas e chamou os planos de Israel para o controle temporário do enclave de inaceitáveis.
Negociadores de 14 facções palestinas assinaram uma declaração em Pequim em julho, na qual se comprometeram a acabar com as divisões e fortalecer a unidade nacional palestina.
A luta interna eclodiu entre o Hamas e o Fatah depois que o Hamas venceu as eleições parlamentares nos territórios palestinos em 2006 e assumiu o controle de Gaza em 2007. Em 2018, os movimentos assinaram um acordo no Cairo, concordando em superar as divisões e restaurar a integridade do sistema político palestino, mas todos os esforços para criar um governo de coalizão falharam.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: