TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Hamas e Fatah concordam em comitê independente para governar Gaza no pós-guerra

    Negociações entre os movimentos rivais aconteceram no Cairo

    Pessoas seguram bandeiras do Fatah durante um protesto em apoio ao povo de Gaza, em Hebron, na Cisjordânia ocupada por Israel, 27 de outubro de 2023 (Foto: REUTERS/Mussa Qawasma)

    247 - Recentes discussões internacionais humanitárias no Cairo, Egito, entre os movimentos palestinos rivais Hamas e Fatah sobre a governança da Faixa de Gaza no pós-guerra registraram avanços positivos, informou um oficial palestino ao Al Mayadeen nesta segunda-feira (2). 

    Segundo o oficial, o comitê que governará a Faixa de Gaza será composto por especialistas em assuntos governamentais e administrativos, com membros selecionados na própria Gaza. O governo palestino em Ramallah, na Cisjordânia, supervisionará as operações do comitê.

    A reportagem destaca ainda que Hamas e Fatah concordaram que o comitê será profissional e independente, sem membros de nenhum dos dois grupos. Diversos países árabes ofereceram apoio para ajudar a estabelecer o órgão governamental em Gaza.

    Em 7 de outubro de 2023, Israel foi alvo de um ataque sem precedentes com foguetes vindos da Faixa de Gaza. Além disso, combatentes do Hamas infiltraram-se nas áreas fronteiriças, abriram fogo contra militares e civis e fizeram reféns. As autoridades israelenses afirmaram que cerca de 1.200 pessoas foram mortas durante a investida. Em resposta, as Forças de Defesa de Israel lançaram a Operação Espadas de Ferro na Faixa de Gaza. Segundo autoridades locais de saúde, o número de mortos nos ataques israelenses já ultrapassou 44.400 na Faixa de Gaza. (Com informações da Sputnik). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados