Heathrow, maior aeroporto da Europa, retoma 'plena operação' após incêndio que afetou voos em todo o mundo
Comunicado divulgado pelo aeroporto afirma que Heathrow está "aberto e totalmente operacional", com os voos sendo retomados gradualmente
247 - O aeroporto de Heathrow, em Londres, maior da Europa e um dos mais movimentados do mundo, retomou suas operações na manhã deste sábado (22), após um incêndio em uma estação de energia ter forçado o fechamento total de suas atividades na sexta-feira, afetando o tráfego aéreo em escala global. De acordo com a DW Brasil, um comunicado divulgado pelo aeroporto na rede X (antigo Twitter), Heathrow está "aberto e totalmente operacional", com voos sendo gradualmente retomados.
Na sexta-feira (21), cerca de 1.300 voos foram cancelados ou desviados, afetando aproximadamente 200 mil passageiros em voos com destino a mais de 80 países. O apagão teve origem em um incêndio na estação transformadora de Hayes, localizada no oeste da capital britânica.
“Podemos confirmar que Heathrow está aberto e totalmente operacional hoje. As equipes do aeroporto continuam a fazer tudo o que podem para apoiar os passageiros afetados pelo corte de energia de ontem em uma subestação elétrica fora do aeródromo”, informou um porta-voz do aeroporto.
Apesar da reabertura, ao menos nove voos programados para pousar neste sábado foram cancelados. Para lidar com a demanda represada, Heathrow mobilizou centenas de funcionários adicionais em todos os terminais e incluiu novos voos na programação do dia, com o objetivo de atender cerca de 10 mil passageiros extras.
As autoridades aeroportuárias pedem aos viajantes que “verifiquem com suas companhias aéreas as informações mais recentes sobre seus voos”. O aeroporto também “pediu desculpas pelos transtornos” e agradeceu pela paciência dos passageiros “enquanto as operações voltam ao normal”.
O incêndio que causou a pane ocorreu na estação de energia de Hayes, que fornece eletricidade à região. A subestação teve um transformador com cerca de 25 mil litros de óleo refrigerante envolvido no fogo. Segundo o vice-comissário da Brigada de Incêndio de Londres (LFB), Jonathan Smith, o equipamento ainda estava em funcionamento durante o incidente, o que aumentou o risco. “O incêndio envolveu um transformador com 25 mil litros de óleo refrigerante totalmente operacional. Isso criou um risco significativo devido ao fato de que o equipamento de alta tensão ainda estava ativo e à natureza de um incêndio alimentado por óleo, disse Smith, de acordo com a reportagem.
A empresa responsável pela estação elétrica afirmou que o incêndio teve causa "não suspeita", afastando, até o momento, a hipótese de sabotagem. No entanto, a unidade antiterrorismo da Polícia Metropolitana de Londres (Met) assumiu a liderança na investigação. Os peritos agora concentram esforços na análise dos equipamentos de distribuição de energia da estação.
A companhia aérea British Airways, a mais impactada pela paralisação, foi responsável por cerca de 670 dos voos cancelados. Ainda na tarde de sexta-feira, a empresa conseguiu retomar oito voos de longa distância. Para este sábado, a estimativa é de que 85% da operação programada seja mantida. Aos sábados, a British Airways costuma operar cerca de 600 voos de chegada e partida em Heathrow.
Embora a expectativa inicial fosse de que o aeroporto permanecesse fechado até a meia-noite de sexta-feira, a energia foi restabelecida por volta das 16h (horário local), o que permitiu a retomada parcial das operações ainda no fim do dia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: