HOME > Mundo

Importações de fertilizantes russos pela União Europeia alcançam recorde em março

Dados surpreendentes surgem em meio à enxurrada de sanções aplicadas pelo bloco europeu contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia

Bandeiras da Rússia e da União Europeia (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - A União Europeia (UE) vem aumentando as importações de fertilizantes russos pelo terceiro mês consecutivo, comprando fertilizantes no valor de 174 milhões de euros (188,8 milhões de dólares) em março, o maior valor desde dezembro de 2022, revelou uma análise dos dados do escritório de estatísticas europeu realizada pela Sputnik nesta quarta-feira (22). 

O bloco importou fertilizantes no valor de 125 milhões de euros em dezembro de 2023, 137 milhões de euros em janeiro e 167 milhões de euros em fevereiro, mostraram os dados.

A Croácia registrou o maior aumento nas compras de fertilizantes russos entre os Estados-membros da UE, aumentando suas importações em 4,8 vezes para 1,2 milhões de euros em março, seguida pela Grécia com um aumento de 4,7 vezes para 4 milhões de euros e a Romênia com um aumento de 2,5 vezes para 26,1 milhões de euros, disseram os dados.

Enquanto isso, a Polônia continua como o maior importador de fertilizantes russos pelo terceiro mês consecutivo e adquiriu produtos no valor de 36 milhões de euros, mostraram os dados. A Romênia e a França estão entre os três maiores compradores de fertilizantes, tendo importado fertilizantes no valor de 22,5 milhões de euros cada, mostraram os dados.

As importações de grãos russos pela União Europeia também aumentaram 35% em março em relação ao mês anterior, atingindo 125.200 toneladas, com Grécia e Espanha aumentando as compras significativamente, também mostraram os dados.

Em 2023, a UE importou 1,53 milhão de toneladas de grãos russos no valor de 437,5 milhões de euros, informou o Ministério da Agricultura da Lituânia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados