Incêndios florestais na Coreia do Sul deixam ao menos 24 mortos
As chamas forçaram mais de 27.000 pessoas a deixarem suas casas
SEUL (Reuters) - Pelo menos 24 pessoas morreram em decorrência dos vários incêndios florestais que se espalharam pela região sudeste da Coreia do Sul, e o piloto de um helicóptero de combate a incêndios morreu quando a aeronave caiu nesta quarta-feira.
Os incêndios florestais forçaram mais de 27.000 pessoas a deixarem suas casas, disse o governo. Os incêndios, alimentados por ventos fortes e tempo seco, arrasaram bairros inteiros, fecharam escolas e forçaram as autoridades a transferir centenas de presos das prisões.
"Estamos mobilizando todo o pessoal e equipamento disponíveis em resposta aos piores incêndios florestais de todos os tempos, mas a situação não é boa", disse o presidente em exercício Han Duck-soo, acrescentando que os militares dos Estados Unidos na Coreia também estavam ajudando.
O Serviço Florestal da Coreia informou que 24 pessoas foram confirmadas mortas nos incêndios. Não deu um detalhamento, mas antes o Ministério da Segurança disse que 14 pessoas morreram no condado de Uiseong, e quatro outras mortes foram relacionadas a um incêndio no condado de Sancheong.
Algumas das mortes ocorreram quando as pessoas tentavam escapar do fogo, mas seus veículos foram atingidos, informou a agência de notícias Yonhap.
As chamas que irromperam no sábado em Uiseong ainda não foram contidas, destruindo antigos templos e casas.
O governo designou as áreas afetadas como zonas especiais de desastre.
(Reportagem de Ju-min Park)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: