HOME > Mundo

Irã diz que líder político do Hamas foi morto por projétil de curto alcance com ogiva de 7 quilogramas

Guarda Revolucionária também afirmou que o assassinato de Haniyeh foi planejado e executado por Israel, com apoio dos EUA

Cerimônia fúnebre para líder do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã 1/8/2024 (Foto: Divulgação via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O líder político do movimento palestino Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto por um projétil de curto alcance com uma ogiva de aproximadamente sete quilogramas, disparado fora da casa de hóspedes em Teerã, informou o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) neste sábado (3). 

Haniyeh foi morto na última quarta-feira, após participar da inauguração do recém-eleito presidente iraniano Masoud Pezeshkian. O Hamas culpou Israel e os Estados Unidos pela morte de Haniyeh e prometeu retaliar.

"Levando em conta os dados da investigação, esta operação terrorista foi realizada usando um projétil de curto alcance com uma ogiva [de peso] de cerca de sete quilogramas e uma poderosa explosão, [o projétil foi disparado] fora do território da casa de hóspedes", disse a declaração do IRGC, citada pela agência de notícias iraniana IRNA.

O IRGC também afirmou que o assassinato de Haniyeh foi planejado e executado por Israel, com apoio dos Estados Unidos, acrescentando que a morte do líder político do Hamas será vingada com um "castigo severo" e em um "momento e lugar apropriados".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados