Irã diz que negociações sobre acordo nuclear serão retomadas em breve
Conversas com os EUA foram feitas com mediação de Omã, mas estão suspensas desde maio
TASS - O Irã e os países ocidentais retomarão em breve as negociações sobre o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA) de 2015 sobre o programa nuclear iraniano, que se tornou impossível de cumprir depois que o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu se retirar unilateralmente dele em 2018, disse o principal diplomata da República islâmica, Abbas Araghchi.
"Agora, os países europeus expressam seu interesse em retomar as negociações. É provável que comecemos a trabalhar nelas em breve", disse Araghchi na TV estatal iraniana.
"O governo do [presidente iraniano Masoud] Pezeshkian propôs reiniciar as negociações em Nova York [à margem da Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) de 24 a 30 de setembro]. E a Europa e os Estados Unidos acolheram a proposta", acrescentou o ministro das Relações Exteriores iraniano. Segundo ele, desde a presidência do falecido Ebrahim Raisi, as negociações Irã-EUA foram realizadas por meio da mediação de Omã, mas o processo foi suspenso desde maio.
Em Nova York, as partes "demonstraram interesse em retomar ambos os processos de negociação: um com os europeus e outro em Omã com os americanos, mas novas consultas foram interrompidas em meio aos acontecimentos na região”, concluiu Araghchi.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: