Iraque está interessado no BRICS, mas segundo a diplomacia russa, ainda é cedo para isso
O embaixador russo no Iraque afirma que quando os EUA souberem que o Iraque iniciou medidas práticas para aderir ao BRICS, tentarão impedir
TASS - O governo iraquiano está interessado no BRICS, mas é muito cedo para falar sobre a adesão do país à associação, disse o embaixador russo no Iraque, Elbrus Kutrashev, em uma entrevista ao Izvestia.
"A Rússia está na moda entre os iraquianos agora. Há muitos que querem visitar a Rússia para turismo ou negócios, nossa troca de delegações está mais ativa, e a associação BRICS está se tornando muito interessante, na qual, como Bagdá entende, a Rússia desempenha um papel significativo", disse ele, respondendo à pergunta se o Iraque está pronto para se juntar ao BRICS.
De acordo com o embaixador, quando os EUA souberem que o Iraque começou a tomar medidas práticas para se juntar à associação, eles tentarão impedir isso. "O Iraque não pode se dar o luxo de um confronto direto com os Estados Unidos. Então, é muito cedo para falar sobre isso agora, mas chegaremos a isso a tempo", disse o diplomata.
Os EUA, acrescentou Kutrashev, estão irritados com o fato de a Rússia ser "muito popular entre organizações políticas influentes e até mesmo alguns grupos armados". Assim, quando a operação militar especial começou, algumas unidades iraquianas colocaram retratos do presidente russo Vladimir Putin nas ruas de Bagdá, lembrou o embaixador. "Este foi um apoio claramente expresso em meio ao início da operação militar especial", observou ele.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: