TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Irlanda irá reconhecer a Palestina como Estado até o final de maio, diz chanceler

    Em março, vários Estados-membro da União Europeia anunciaram sua disposição de dar os primeiros passos para o reconhecimento da Palestina

    Bandeira da Irlanda (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - Dublin reconhecerá a Palestina como um Estado ainda em maio, embora as datas específicas sejam anunciadas após todos os detalhes serem acordados entre as partes envolvidas na iniciativa, disse o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Micheal Martin, nesta quarta-feira (15). 

    Na semana passada, a emissora irlandesa RTE informou que Irlanda, Espanha, Eslovênia e Malta estavam considerando reconhecer o Estado palestino em 21 de maio. O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, não confirmou os relatos, mas sinalizou que a decisão fundamental já havia sido tomada.

    "Reconheceremos o Estado da Palestina antes do final do mês. A data específica ainda é incerta, pois ainda estamos em discussões com alguns países em relação ao reconhecimento conjunto do estado palestino", disse Martin à rádio Newstalk.

    A data ficará clara "nos próximos dias", mas o reconhecimento ocorrerá "certamente" antes do final do mês, acrescentou o ministro irlandês.

    "Hoje terei mais consultas com alguns ministros das relações exteriores em relação aos detalhes específicos finais desta questão", acrescentou Martin.

    Em março, vários Estados-membro da União Europeia anunciaram sua disposição de dar os primeiros passos para o reconhecimento do Estado palestino. Israel disse na época que tal movimento apenas encorajaria o terrorismo e diminuiria as chances de resolver o conflito de décadas por meio de negociações.

    Atualmente, a Palestina é reconhecida por nove Estados-membros da UE. Oito países - Bulgária, Chipre, República Tcheca, Hungria, Malta, Polônia, Romênia e Eslováquia - tomaram essa medida em 1988, antes de aderirem ao bloco, e a Suécia o fez em 2014.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados