HOME > Mundo

Israel admite uso de tanque em ataque a casa com 15 reféns do Hamas no 7 de Outubro

Militares israelenses estavam despreparados para o cenário de uma infiltração massiva de militantes, segundo uma investigação interna

Tanque de guerra israelense (Foto: IDF Israel )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O setor militar israelense publicou nesta quinta-feira (11) as descobertas da primeira investigação sobre as suas próprias falhas durante o 7 de Outubro, reconhecendo que não protegeu seus cidadãos em uma das comunidades mais atingidas pelos militantes palestinos do Hamas, o kibutz Be'eri, informou a agência Reuters. 

Mais de 38.100 pessoas foram mortas e mais de 87.900 ficaram feridas durante a guerra genocida de Israel na Faixa de Gaza. Israel lançou a guerra em 7 de outubro do ano passado, depois de grupos de resistência palestinos terem levado a cabo uma operação surpresa de retaliação.

Os militares israelenses estavam despreparados para o cenário de uma infiltração massiva de militantes no país, tinham forças inadequadas na região e não entenderam claramente os acontecimentos até o meio-dia, horas após o início do ataque. As forças israelenses também não alertaram de forma apropriada os moradores de Be'eri, e o combate aos invasores foi descoordenado, segundo a investigação.

A investigação não encontrou, contudo, falha alguma no fato de um tanque ter disparado contra uma casa onde militantes mantinham 15 pessoas como reféns, uma decisão que foi alvo de críticas em Israel por ter colocado seus próprios civis em perigo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados