Israel barra palestinos incluídos em nova lista feita pelo Brasil para saída de Gaza
Foram proibidas saídas de palestinos familiares próximos de brasileiros, segundo diversas fontes envolvidas na operação ouvidas pela mídia
Sputnik Brasil - Nesta sexta-feira (8), as famílias dos brasileiros residentes em Gaza começaram a ser avisadas de que as autorizações não foram liberadas. Diante disso, algumas pessoas estão pensando em desistir da repatriação.
No final do mês passado, o governo brasileiro preparou e enviou para Israel e Egito uma nova relação de pessoas que se encontram na Faixa de Gaza e desejam deixar a região.
No entanto, fontes disseram à CNN Brasil que Israel vetou parte da lista de 102 nomes enviados pelo Itamaraty com pedido de autorização. Foram proibidas saídas de palestinos familiares próximos de brasileiros, segundo diversas fontes envolvidas na operação ouvidas pela mídia.
De acordo com o canal, a previsão é que o resgate do segundo grupo ocorra ainda neste fim de semana. O grupo foi avisado para que esteja preparado para cruzar a passagem de Rafah às 06h00 (01h00 do horário de Brasília) deste sábado (9).
A mídia aponta que o veto a alguns nomes já era esperado pelo Itamaraty, visto que neste segundo grupo o Brasil ampliou os critérios para incluir palestinos parentes próximos de brasileiros.
Desta vez, avós e irmãos mais velhos foram incluídos. Na primeira lista, estavam apenas pais, filhos e cônjuges, além de brasileiros e cidadãos com dupla nacionalidade. Com isso, a maioria dos nomes, desta vez, é formada por palestinos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: