Israel contesta mandados de prisão do TPI contra Netanyahu e ex-ministro da Defesa
Netanyahu declarou que o governo israelense já notificou o TPI sobre a intenção de recorrer
247 - O governo de Israel decidiu apelar contra os mandados de prisão emitidos pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant, informa o Metrópoles. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo gabinete do primeiro-ministro. As ordens de prisão referem-se a acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade supostamente cometidos na Faixa de Gaza.
Netanyahu declarou que o governo israelense já notificou o TPI sobre a intenção de recorrer. “Israel notificou hoje o Tribunal Penal Internacional sobre a intenção de recorrer desta decisão. Israel também pretende pedir o adiamento da execução dos mandados", afirmou o premiê.
Paralelamente, Netanyahu destacou que ações estão sendo articuladas no Congresso americano para pressionar o TPI e países que cooperam com a corte. “A senadora republicana Lindsey Graham está apresentando uma série de medidas contra o Tribunal Penal Internacional e os países que cooperam com ele”, acrescentou o primeiro-ministro.
Os mandados emitidos pelo TPI, na semana passada, acusam Netanyahu e Gallant de crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante conflitos na Faixa de Gaza. A decisão inclui uma ordem separada contra Mohammed Deif, líder do Hamas, por crimes similares cometidos em Israel e na região.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: