TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Israel faz primeira operação com tanques na Cisjordânia em mais de 20 anos

      Operação militar em Jenin resulta em múltiplas baixas e evacuação de milhares de palestinos

      Pessoal de segurança e resgate israelense no local de um ataque a tiros contra um carro e um ônibus, onde pelo menos três israelenses foram mortos perto de Kedumim, na Cisjordânia ocupada por Israel (Foto: Reuters)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em uma ação militar sem precedentes nos últimos 20 anos, Israel iniciou uma operação com o uso de tanques na Cisjordânia ocupada, especificamente na cidade de Jenin. A informação foi divulgada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, que confirmou o esvaziamento de três campos de refugiados no norte da região. Segundo Katz, "quarenta mil palestinos já foram evacuados dos campos de refugiados de Jenin, Tulkarem e Nus Shams, e esses campos estão agora vazios". 

      A operação, considerada a maior na região em duas décadas, envolveu ataques aéreos com drones e a mobilização de centenas de forças terrestres. O exército israelense afirmou que a ação teve como objetivo desmantelar "infraestruturas terroristas" na área de Jenin. Fontes palestinas relataram a morte de pelo menos nove pessoas durante os confrontos. 

      Jenin, historicamente conhecida como um reduto de grupos militantes palestinos, tem sido palco de intensos confrontos nos últimos meses. De acordo com oficiais militares israelenses, mais de 50 ataques a tiros foram realizados na área contra alvos israelenses nos últimos seis meses. Muhammad Sbaghi, membro do comitê local do campo de refugiados de Jenin, descreveu a situação como uma "zona de guerra no sentido pleno da palavra". Ele acrescentou: "O exército de ocupação está nos atacando vingativamente". 

      A Autoridade Palestina condenou a operação, classificando-a como "um novo crime de guerra contra nosso povo indefeso". A última vez que Israel realizou uma operação de tal magnitude na Cisjordânia foi durante a Segunda Intifada, no início dos anos 2000. 

      Este ano tem sido um dos mais mortíferos para os palestinos na Cisjordânia em mais de uma década, com mais de 140 mortes nos últimos seis meses, a maioria ocorrendo durante confrontos armados em operações militares. Paralelamente, quase 30 israelenses perderam a vida em ataques realizados por árabes no mesmo período. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados