HOME > Mundo

Israel lança operações de reconhecimento por terra no Líbano, diz fonte dos EUA

Invasão envolve forças especiais, segundo a NBC News

Um soldado israelense passa por um tanque perto da fronteira de Israel com o Líbano, norte de Israel (Foto: REUTERS/Ammar Awad)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Israel já lançou operações de reconhecimento no Líbano, incluindo pequenas missões terrestres envolvendo forças especiais, informou a NBC News nesta segunda-feira (30), citando um oficial dos EUA.

Tel Aviv também destacou sapadores e outras tropas para tarefas como a superação de barreiras, acrescentou o relatório.

Mais cedo, o exército libanês retirou-se de várias posições no sul do país, perto da fronteira com Israel, informou a Reuters nesta segunda-feira, citando moradores locais e uma fonte de segurança.

A mídia dos EUA relatou, citando altos funcionários americanos, que Israel estava se preparando para lançar uma operação terrestre limitada no Líbano. O chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, Herzi Halevi, confirmou isso na quarta-feira.

No entanto, autoridades israelenses asseguraram a seus homólogos dos EUA que não planejam realizar uma grande incursão no Líbano após a operação limitada nas partes sul do país, informou o The New York Times nesta segunda-feira, citando autoridades da administração dos EUA.

Funcionários dos EUA acreditam que conseguiram dissuadir Israel de realizar uma grande invasão terrestre no Líbano após quase uma semana de intensos bombardeios, incluindo ataques em Beirute, de acordo com a reportagem. 

Ao mesmo tempo, Israel seguirá com uma operação limitada no sul do Líbano, sem planos de ocupar partes do país ou invadir com forças convencionais significativas, segundo a reportagem. 

Mais cedo, a mídia dos EUA informou que Israel indicou, em comunicações com os Estados Unidos, planos para lançar uma operação limitada no Líbano, com início iminente.

A situação na fronteira entre Israel e Líbano piorou após o início da operação militar de Israel na Faixa de Gaza em outubro de 2023. Na última segunda-feira, Israel iniciou ataques maciços no sul e leste do Líbano, e o Hezbollah retaliou disparando dezenas de foguetes em direção ao norte de Israel. (Com informações da Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados