TV 247 logo
HOME > Mundo

Israel lançou ataque contra o Irã a partir de território iraquiano controlado pelos EUA, diz Teerã

Iraque fechou seu espaço aéreo durante o ataque israelense

Bandeiras do Irã e dos EUA (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Israel utilizou uma área do território iraquiano controlada pelos Estados Unidos para lançar um ataque contra o Irã, informou o Estado-Maior das Forças Armadas iranianas neste sábado (26). 

"Israel usou o território no Iraque controlado pelo exército dos EUA, a cem quilômetros da fronteira iraniana, para realizar o ataque", afirmou o Estado-Maior, segundo a agência de notícias Tasnim.

O principal alvo do ataque israelense foram radares localizados nas províncias fronteiriças de Teerã, Khuzistão e Ilam, acrescentou o Estado-Maior, informando que os danos foram limitados graças às ações rápidas da defesa aérea iraniana.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) declararam, na madrugada de sábado, que atacaram alvos militares no Irã em resposta aos ataques contra o Estado judeu em 1º de outubro. A emissora CBS News, citando fontes, informou que o ataque israelense ao Irã foi restrito a alvos militares, sem envolver instalações nucleares ou de petróleo. Na manhã de sábado, as FDI confirmaram que o ataque ao Irã havia terminado e que os aviões da Força Aérea Israelense retornaram em segurança a Israel.

Neste sábado, o Ministério dos Transportes do Iraque reabriu o espaço aéreo do país para voos civis, que havia sido fechado devido à ofensiva de Israel, informou a mídia iraquiana. 

O Iraque também retomou as operações dos aeroportos que haviam sido suspensas em decorrência do ataque, informou a agência de notícias iraquiana INA. O espaço aéreo iraniano também foi fechado na noite de 26 de outubro. 

Enquanto isso, a Jordânia disse que não autorizou a entrada de aeronaves militares de qualquer uma das partes envolvidas no conflito no Oriente Médio em seu espaço aéreo, segundo o comando militar do país neste sábado. 

“A Jordânia não permitiu que aviões militares de qualquer parte do conflito na região utilizassem seu espaço aéreo. O país está monitorando a situação regional,” afirmou o comando militar, segundo a agência de notícias jordaniana Petra, em resposta a relatos da mídia israelense que alegavam que caças israelenses haviam cruzado o espaço aéreo de países árabes em direção ao Irã para atacar seu território. (Com informações da Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados