HOME > Mundo

Israel "pode" ter violado direito internacional em Gaza, indica relatório do governo Biden

Informação consta do Memorando de Segurança Nacional do governo de Joe Biden

Campo de refugiados de Jabalia (Foto: Reuters/Anas al-Shareef)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - As forças militares de Israel "podem" ter violado o direito humanitário internacional em Gaza, no entanto, Washington não possui informações de que armas dos EUA foram usadas nessas instâncias, segundo o relatório do Memorando de Segurança Nacional 20 (NSM-20) da Administração Biden.

"No entanto, dado a significativa dependência de Israel por artigos de defesa fabricados nos EUA, é razoável avaliar que artigos de defesa abrangidos pelo NSM-20 foram usados pelas forças de segurança israelenses desde 7 de outubro em instâncias inconsistentes com suas obrigações de DIH ou com as melhores práticas estabelecidas para mitigar danos a civis," disse o relatório.

Contudo, o relatório observou que faltava “informação completa” sobre o uso de suas armas nessas ações.

"Embora tenhamos obtido informações sobre os procedimentos e regras de Israel, não temos informações completas sobre como esses processos são implementados. Israel não compartilhou informações completas para verificar se os artigos de defesa dos EUA abrangidos pelo NSM-20 foram especificamente usados em ações que foram alegadas como violações do DIH ou do Direito Internacional dos Direitos Humanos em Gaza, ou na Cisjordânia e Jerusalém Oriental durante o período do relatório," adicionou o relatório. (Com informações da Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados