Israel "pode" ter violado direito internacional em Gaza, indica relatório do governo Biden
Informação consta do Memorando de Segurança Nacional do governo de Joe Biden
247 - As forças militares de Israel "podem" ter violado o direito humanitário internacional em Gaza, no entanto, Washington não possui informações de que armas dos EUA foram usadas nessas instâncias, segundo o relatório do Memorando de Segurança Nacional 20 (NSM-20) da Administração Biden.
"No entanto, dado a significativa dependência de Israel por artigos de defesa fabricados nos EUA, é razoável avaliar que artigos de defesa abrangidos pelo NSM-20 foram usados pelas forças de segurança israelenses desde 7 de outubro em instâncias inconsistentes com suas obrigações de DIH ou com as melhores práticas estabelecidas para mitigar danos a civis," disse o relatório.
Contudo, o relatório observou que faltava “informação completa” sobre o uso de suas armas nessas ações.
"Embora tenhamos obtido informações sobre os procedimentos e regras de Israel, não temos informações completas sobre como esses processos são implementados. Israel não compartilhou informações completas para verificar se os artigos de defesa dos EUA abrangidos pelo NSM-20 foram especificamente usados em ações que foram alegadas como violações do DIH ou do Direito Internacional dos Direitos Humanos em Gaza, ou na Cisjordânia e Jerusalém Oriental durante o período do relatório," adicionou o relatório. (Com informações da Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: