Israel rompe todos os laços com a UNRWA
De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Oren Marmorstein, 'existem várias organizações alternativas à UNRWA'
TASS - A partir desta quinta-feira (30), Israel está suspendendo toda interação com a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA), disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Oren Marmorstein.
"A partir de 30 de janeiro e de acordo com a lei israelense, Israel não terá contato com a UNRWA", ele escreveu na rede social X. Dito isso, ele observou que "Israel continua comprometido em facilitar a ajuda humanitária a Gaza de acordo com a lei internacional e a estrutura para a libertação de reféns. Na verdade, Israel está facilitando a entrada de ainda mais caminhões de ajuda humanitária em Gaza do que o acordado na estrutura de libertação de reféns."
Segundo o diplomata, "há diversas organizações alternativas à UNRWA — incluindo agências da ONU, ONGs internacionais e países estrangeiros — que já estão operando para facilitar a ajuda humanitária na Faixa de Gaza, e seu papel só aumentará".
Na quarta-feira, o porta-voz do governo israelense, David Mencer, disse em uma entrevista coletiva que, dentro de 48 horas, Israel fecharia todos os escritórios da UNRWA, interromperia a comunicação com membros da organização e proibiria suas atividades no país.
Em 25 de janeiro, o enviado israelense à ONU, Danny Danon, notificou o secretário-geral da organização que a UNRWA deveria cessar todas as suas atividades em Israel até 30 de janeiro.
Em 28 de outubro, o parlamento israelense aprovou um projeto de lei proibindo as atividades da UNRWA no país em uma votação de 92-10. O projeto de lei proíbe a UNRWA de ter escritórios, fornecer serviços e realizar, direta ou indiretamente, quaisquer atividades em território israelense.
O projeto de lei foi elaborado após relatos de que funcionários da agência participaram do ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. Israel afirmou repetidamente que muitos funcionários da UNRWA têm ligações com o braço militar do Hamas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: