TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Israel atacou quase 100 vezes e matou mais de 500 palestinos em 'zonas humanitárias' na Faixa de Gaza

    Desde maio de 2024, 97 ataques atingiram região designada como segura pelo Exército israelense

    Prédios destruídos no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza 22/02/2024 REUTERS/Mahmoud Issa (Foto: REUTERS/Mahmoud Issa)
    Redação Brasil 247 avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Uma análise publicada pela BBC Verify nesta quarta-feira (15) revelou que a chamada "zona humanitária" estabelecida por Israel na Faixa de Gaza foi alvo de 97 ataques desde maio de 2024, informa o jornal O Globo. A área, criada com o objetivo de oferecer segurança aos civis palestinos, inclui as cidades de Khan Younis e Deir al-Balah. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas — aproximadamente metade da população do enclave — estejam abrigadas nessas regiões, enfrentando condições precárias, vivendo em tendas improvisadas, com infraestrutura limitada e acesso restrito a assistência humanitária.

    De acordo com a reportagem da rede britânica, informações da mídia local indicam que mais de 550 pessoas morreram nesses ataques. Em resposta, o Exército israelense alegou que suas operações tinham como alvo combatentes do Hamas, acusando o grupo de violar o direito internacional ao usar civis como escudos humanos. Apesar das alegações, a BBC ressalta que não é possível confirmar se todos os ataques foram conduzidos por Israel, uma vez que o Exército reconheceu publicamente apenas 28 ofensivas desde o dia 6 de maio.

    Essas descobertas vêm à tona em meio a um possível avanço nas negociações por um cessar-fogo entre Israel e Hamas. Mediadores no Catar afirmaram que as conversas estão nos "estágios finais", com foco na troca de reféns por prisioneiros e no envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Apesar do progresso, ambas as partes seguem trocando acusações sobre o atraso na formalização de um acordo.

    O diretor da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA), Philippe Lazzarini, afirmou de forma categórica que "não há zona humanitária, muito menos uma 'zona segura' em Gaza". 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados