Itamaraty: invasão da Embaixada mexicana em Quito constitui "grave precedente"
As autoridades equatorianas teriam ido até o local para sequestrar o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas
247 – O Itamaraty publicou na manhã deste sábado (6) uma nota condenando a invasão das forças policiais equatorianas à Embaixada mexicana em Quito, na última sexta-feira (5). As autoridades teriam ido até o local para sequestrar o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, a quem foi concedido asilo político.
“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização”, afirmou o comunicado.
O governo brasileiro ainda manifestou solidariedade ao México e classificou a ação como uma “clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”.
Confira a nota na íntegra:
“O governo brasileiro condena, nos mais firmes termos, a ação empreendida por forças policiais equatorianas na Embaixada mexicana em Quito na noite de ontem, 5 de abril.
A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas que, em seu artigo 22, dispõe que os locais de uma Missão diplomática são invioláveis, podendo ser acessados por agentes do Estado receptor somente com o consentimento do Chefe da Missão.
A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização.
O governo brasileiro manifesta, finalmente, sua solidariedade ao governo mexicano.”
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: